sábado, 27 de outubro de 2012





Concurso Bombeiros RJ - Pelo menos 500 vagas programadas. 2º grau



Candidatos devem priorizar Português e Matemática

O diretor pedagógico do curso preparatório Academia do Concurso, Paulo Estrella, em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, deu dicas para quem visa ao cargo de soldado combatente do concurso do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Segundo o especialista, os candidatos devem começar a se preparar desde agora. “Quem quiser concorrer a uma vaga deve aproveitar esse momento antes da publicação do edital para se empenhar mais”, disse.

Ele afirma que Português e Matemática devem ser o foco dos estudos. “É fundamental estudar Português e Matemática com antecedência, já que essas são as disciplinas que certamente cairão na avaliação”, declarou. Estrella afirma que vale atentar também para o exame físico. “É preciso ler o edital passado para ver o que foi cobrado na avaliação física, pois essa fase é decisiva para que o candidato consiga a aprovação”, disse.

Em relação ao conteúdo programático, o diretor cita as maiores dificuldades dos candidatos. “As questões de Matemática costumam ser um grande problema para a maioria das pessoas. Além do conteúdo ser extenso, é preciso saber todas as fórmulas e fazer todos os exercícios que caíram no último concurso para conseguir obter o resultado desejado”, afirmou.
 
O especialista enfatiza que o processo de aprendizagem é individual, portanto, cada um deve conhecer as suas maiores limitações. “É preciso ter foco e muita força de vontade para não desanimar frente às dificuldades. Quem já começou a se preparar tem a vantagem de poder estudar toda a parte teórica de Português e Matemática, para depois aplicar o que foi absorvido em forma de exercícios”, concluiu.



Você que pretende prestar o Concurso dos Bombeiros 2013 e ingressar nessa maravilhosa profissão onde os profissionais se colocam em risco para salvar outras pessoas, você já pode ir se preparando para a prova antes mesmo de fazer a sua Inscrição para Concurso dos Bombeiros 2013.

Em 2008, a prova objetiva para motoristas e combatentes foi a mesma: 40 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. Quem acertou metade das questões em cada disciplina seguiu para o exame de capacitação física, com corrida de meio fundo (2.400m), corrida de velocidade (100m), abdominal (30 repetições), barra (três repetições) e natação (50m).  Para os candidatos à função de motorista, houve também uma prova prática de direção veicular, onde foram pontuadas as faltas graves, médias e leves. Depois, os aprovados passaram por exames de saúde, social e documental, bem como pelo curso de formação dos Bombeiros, com duração de seis meses, onde o futuro profissional tem que demonstrar aptidão, correndo o risco de ser reprovado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário